Module Code: hero
Module Code: content-block
Module Code: content-paragraph

Certos fatores podem conduzir à falha na detecção do cio de uma forma eficaz – o que, por sua vez, leva ao risco de mau desempenho reprodutivo, como aumento das taxas de retorno ao estro e diminuição do tamanho da leitegada.

Module Code: content-image-block

PROBLEMAS COM O MACHO

A detecção do estro com o auxílio de um macho vivo pode vir a ser um grande desafio para os produtores e responsáveis pela criação:

  • Garantir o contato “focinho com focinho” adequado para cada fêmea exige machos sexualmente motivados. Contudo, o cansaço ou a atratividade pela alimentação podem limitar a motivação sexual necessária.
  • Os machos jovens podem ser imaturos e não emitir ferormônios suficientes.
  • Os machos mais idosos ou muito grandes podem ser agressivos, o que pode ser perigoso para os produtores e responsáveis pela criação.
  • Por razões de biossegurança, os machos não podem entrar em determinadas áreas para ajudar o produtor a detectar o cio, como no caso de leitegadas pequenas ou desmames parciais.
  • Também pode não haver machos disponíveis, como no caso de uma escassez temporária de machos na granja ou da morte súbita de algum macho.
Module Code: content-image-block

FÊMEAS DIFÍCEIS

Para algumas fêmeas, especialmente as mais jovens (nulíparas, 1º e 2º partos), pode ser difícil expressar os sinais típicos de estro.

Essas “fêmeas difíceis” precisam ser manipuladas com extremo cuidado, a fim de garantir a detecção bem-sucedida do cio e, particularmente, para detectar o início do estro e, portanto, o melhor momento para a inseminação.

Module Code: content-image-block

O FATOR HUMANO

O sucesso do processo de detecção do cio depende, em grande medida, da habilidade, do conhecimento e da experiência do produtor ou da pessoa responsável por essa tarefa:

Os fatores de risco que podem afetar o êxito na detecção do estro são os seguintes:

  • A conformidade com as boas práticas, particularmente com fêmeas difíceis.
  • A não manifestação do comportamento sexual de algumas fêmeas imediatamente após visualizarem/cheirarem o macho. Isso significa que a equipe necessitará de mais tempo para garantir a detecção do cio.
  • A necessidade de avaliações frequentes do cio (uma tarefa que requer tempo e paciência) em um dia de trabalho que por si só já é atarefado e estressante.

A atuação de uma equipe inexperiente ou a alta rotatividade de pessoal.

Module Code: cta-content-image-block

REDUZA OS RISCOS: VOCÊ + BOARBETTER®

O BOARBETTER® é o ÚNICO produto que contém os três ferormônios sexuais do macho suíno. A adição do BOARBETTER® ao seu protocolo de detecção do cio pode ajudar a diminuir os riscos advindos de fêmeas difíceis e machos receosos, bem aqueles relacionados com o fator humano.

PARA OBTER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE COMO REDUZIR OS RISCOS COM O BOARBETTER®, ACESSE A PÁGINA A SEGUIR.

Module Code: repeater

your browser is too old, please use Firefox, Edge or Chrome Download.